Selecionados

Da Vida
Reflexões sobre a vida, a morte, os relacionamentos e a vida em sociedade.

Quando entendi que quem manda no meu estado de espírito sou eu

Com a devida atenção, podemos identificar formas sutis de autossabotagem e adotar pequenas mudanças na nossa forma de pensar que podem gerar ótimos benefícios pro nosso bem estar. É para compartilhar uma dessas minhas descobertas que escrevo este texto.

Da Morte
A morte é uma motivadora da minha vida. Tomar consciência real dela me ajuda a avaliar minhas prioridades e desencanar de problemas.

Como aprendi a lidar com emoções difíceis
Temos então dois pontos de geração de mudanças benéficas: primeiro, aprender a mudar a forma de expressar as sensações que antes botávamos pra fora na forma de atitudes mal educadas e agressivas. Depois, algo tão bom quanto mudar a forma de expressar as sensações: interpretar acontecimentos de formas diferentes, por outras perspectivas. Ao invés de expressar a raiva chutando a porta, que tal nem mesmo ficar com raiva?

Do Questionar
Só porque a vida é de um jeito ela precisa ser daquele jeito?


Sobre Falar Menos
Não é preciso apropriar-se da conversa e começar a contar as suas histórias sem deixar a pessoa contar as dela.


Da Vida no Modo Easy
No meio de uma situação bem complicada, uma amiga sugeriu: bota a vida no modo easy, ninguém aqui vai te julgar.


Um Acidente Não Dá o Que Pensar
Muita gente veio visitar e uma pessoa fez uma pergunta filosófica: não dá o que pensar, não, Mário, quase ter morrido, de ter que mudar de vida? Não, não dá.


Da Meditação
O entendimento que eu tinha do que era meditar acho que é uma ideia comum a muitas pessoas: ficar sentado no chão com as pernas cruzadas, braços apoiados nos joelhos, o polegar e um outro dedo formando um círculo, e tentar esvaziar a mente enquanto cantarola ohmmm, por minutos sem fim. Tudo isso ligado a alguma forma de prática religiosa oriental ou cultura esotérica. Uma visão, claro, distante da realidade.


Sobre Ouvir Mais
O tempo que antes eu perdia pensando no que eu devia falar, gasto agora dando atenção verdadeira à outra pessoa. Falo cada vez menos e ouço cada vez mais.


Das Férias
É claro que gosto de tirar férias. É um período bom pra fazer as coisas que não dá pra fazer durante o período de trabalho, seja viajar para algum lugar, seja para resolver problemas. Mas eu me recuso a viver minha vida precisando tirar férias.


Minimalismo
Uma ideia irmã do minimalismo na vida das pessoas é o desentulhamento, ou seja, a redução de posses. Não é uma questão de adotar uma vida monástica, dar tudo aos pobres e viver de esmola, mas sim de reduzir o fardo do excesso.


Da Obrigação de Saber
Sim, é estranho que as pessoas não saibam de coisa que nós julgamos como claras ou da categoria até surdo já ouviu, mas isso não é motivo para julgá-las e taxá-las como burras, analfabetas ou alienadas. 


Sobre o Problema de Deixar de Ser Preconceituoso
Quando você se despe de um preconceito, começa a perceber que a linha de raciocínio que levava a ele é a mesma ou é muito semelhante às de todos os seus outros preconceitos.


Sobre Ser Fã de Elton John
Então o problema não é ser fã de Elton John, é pensarem que você é viado igual a ele.


Das Coisas Que Não Preciso
Não preciso ser planta para ser contra o desmatamento.


Sobre Não Ter Filhos
Pra nós, é uma decisão perfeitamente sensata, como escolher qual casa comprar, onde passar as próximas férias ou se vale a pena largar um emprego que paga bem porque o ambiente é ruim, mas para a maioria das pessoas isso não tem que ser decidido, já que casais DEVEM ter filhos. E lá vem a polêmica.


Sobre Direitos Humanos
Incomodado com as afirmações da Lola, e com uma sincera vontade de entender o que a levava a pensar de forma tão diferente da minha, deixei um comentário por lá, o qual foi atenciosamente respondido, e que acabou me levando a uma conclusão que nunca pensei à qual chegaria.



Contos
Porque um pouco de ficção nunca fez mal a ninguém.

A Terra dos Esportes
Os futeboleiros, especialmente, costumavam dizer que só o futebol era esporte de verdade mesmo. Com os outros esportes, você até podia fazer um exercício saudável, mas só com o futebol você poderia desenvolver um bom condicionamento e se manter com a saúde perfeita.


Perseguição
Ele descobre que ela está indo para um prédio dois quarteirões à frente. Promete que vai mandar todos para a agência das montanhas se a luz do bairro não for cortada. Ela vê o prédio. As portas já estão abertas. O elevador não funciona. A equipe dele também trabalha rápido. Serão onze andares de esforço. Pouco antes de entrar ela grita por socorro.


As Fotos de Elisa
Depois que o susto passou, chegamos à conclusão de que ela deveria ter chegado tão cansada e cheia de bagagem no domingo à noite que acabou esquecendo a porta aberta. Daí algum maluco do prédio entrou, tirou a foto e saiu.


Passageira Inconveniente
Tava difícil de aguentar, era abuso demais pra mim. Me espremi por entre os passageiros e fui até ela. Alguém tinha que acabar com aquilo.


Ana e as Palavras
A pequena Aninha sempre gostou das palavras, desde que começou a falar. Aprendia uma palavra nova e, se gostasse dela, repetia sem parar.


Segredos
Mas, poxa, todo mundo sabe que tartarugas não falam. Como é que eu iria dar ouvidos pra Clarice? Muito menos acreditar nela. Entrei.


Pedalando
Era um tempo em que não havia internet, TV a cabo ou um ar condicionado para aliviar aquele calor escorchante de fevereiro. Se bem que se a história fosse hoje daria no mesmo. Lá é tão longe que nada disso chegou lá ainda. Veja você que a iluminação pública só melhorou quando, ano passado, o prefeito apresentou para o governador sua filha mais velha.


Os Dois Filhos de Deus
Então eu resolvi que você, como meu filho mais velho, deveria descer até lá para representar o papel de salvador da humanidade. Sabe como é, meu rapaz, desde que Eva e Adão beliscaram a maçã, o pecado tem crescido bastante por aquelas bandas, tudo obra do Lúcifer.


O Ruim de Ficar Velha
As pessoas acham que o pior de ficar velha é que os ossos são mais frágeis, ou que o marido ficou broxa, ou que a visão não vai mais longe, ou que a surdez não te deixa mais ouvir um concerto de Chopin, ou que você não consegue mais andar de bicicleta no parque. Isso é ruim, claro, mas não é o pior.


O Melhor Primeiro Beijo
Sim, eu sei que esta é uma declaração chocante para uma lésbica fazer, mas admitir que beijei um homem é mais fácil do que foi admitir publicamente minha opção sexual.


Pastores Podem Casar
Quando ele vinha falar com a gente do amor de Deus, da mensagem de Jesus, do Sagrado Coração de Maria, tudo o que eu ouvia era o meu amor, a mensagem que eu queria lhe dar e o meu coração palpitando cada vez mais rápido. Certa vez eu quase fiz a besteira de beijá-lo. Sei lá o que me impediu.



Micro-contos
Pequenos recortes de ficção.

Nenhum comentário: