Falar Inglês

Na área de informática, muita informação boa que se encontra por aí está em inglês. Apesar de muitos bons programas já terem versões em português, os grandes fóruns, as documentações mais atualizadas, os melhores livros, todos estão na língua da rainha. Só para citar um exemplo, dois livros de informática que tenho não têm versão em português, e tive que importá-los. O que seria de mim sem o inglês?

Parêntese: antes que digam que sou um abastado que tenho dinheiro a rodo para gastar com livros importados, saibam que já importei um livro que, com o frete, saiu mais barato que uma edição nacional.

Voltando ao assunto, daí vem a pergunta: profissionais de informática têm obrigação de falar inglês? E, principalmente, professores de cursos de tecnologia têm obrigação de falar inglês?

Não nego que uma pessoa possa trabalhar, conseguir um bom emprego e se dar bem nele sem falar inglês, mas eu vejo o domínio do idioma como uma coisa básica, que todos os que são da área deveriam buscar aprender.

Pergunto isso porque há uns meses estava eu tendo aula de modelagem de dados na pós graduação quando a professora leu "having" falando "rêivin" e não "révin", e também leu "Blake" como se fosse "black".

Confesso que fiquei perplexo quando vi minha professora falando errado. Primeiro porque ela é (ou deveria ser) uma pessoa altamente qualificada, já que está dando aula em uma pós graduação, e segundo porque, puta merda, em se tratando do "having", ela está lidando com sua ferramenta de trabalho! O mínimo que se espera é que ela fale o nome certo das coisas. Ao falar errado uma coisa tão básica, ela propaga o erro para os seus alunos, que correm o risco de saírem por aí repetindo a bobagem.

O que me parece pior é que as pessoas simplesmente não querem aprender a falar inglês, argumentando que é difícil, que acham chato, ou simplesmente que não conseguem, por mais que tentem. Pra mim, saber falar inglês é obrigação de quem está numa área em que todo o material original produzido está nesta língua.

Nenhum comentário: