50 Semanas de Rock - Eric Clapton

Como eu já conheço um pouco do passado de Eric Clapton - leia-se Layla, Wonderful Tonight, Cocaine e outras - foquei minhas audições nos lançamentos mais recentes dele: From the Cradle, Pilgrim e Riding With the King (este um trabalho com B. B. King).

Das músicas destes discos, algumas eu já conhecia pois tenho um cd duplo de um show do Eric - One More Car, One More Rider - mas muita coisa foi novidade pra mim.

Dá pra ver claramente que ele hoje é muito mais blues e jazz do que rock, e o que não falta em suas músicas são guitarras fuderosamente bem tocadas. Do disco From the Cradle posso destacar Five Long Years, Hoochie Coochie Man e a regravação de Sinner's Prayer.

Pilgrim não fica atrás e tem uma série de músicas maravilhosas: My Father's Eyes, River of Tears, Born in Time, Sick and Tired e She's Gone. Por fim, Riding With the King é simplesmente espetacular: impossível não viajar com Marry You, Ten Long Years, Help the Poor e, principalmente, Hold On I'm Coming, na qual as guitarras praticamente batem um longo papo.

Ouvir esta música com fones de ouvido é uma experiência única: em cada fone sai o som de uma guitarra diferente, e eles tocam alternando uma e outra. Isso resulta em um ping pong orgásmico em seu ouvido.

Como já falei, estes discos têm muito de jazz e blues, e servem para duas atividades completamente antagônicas: primeiro, são o tipo de disco que você tem que botar pra ouvir do início ao fim, prestando atenção; e segundo, são o tipo de disco que você bota pra tocar como fundo musical, daqueles que você não tem que dar muita atenção para perceber sua beleza.

É uma pena Eric Clapton andar tão esquecido da mídia.

***


Veja a lista das bandas que fazem parte das 50 semanas de rock

Nenhum comentário: