Coisas que as pessoas confundem: Entender e Concordar

Isso acontece muitas vezes comigo: uma pessoa chega brava, reclamando sobre as atitudes de um cliente, ou sobre o jeito de pensar da namorada, ou sobre as regras de uma loja, ou sobre as normas da Corregedoria, me pergunta porque é que as coisas são assim e, após ouvir a minha explicação, dada com toda a boa vontade, ela passa a ficar puta comigo, como se eu tivesse alguma culpa ou se pensasse da mesma forma!!

O que me parece é que a maioria das pessoas confunde entender o pensamento do outro com concordar com o pensamento do outro.

Entender os motivos que levam uma testemunha de Jeová a não doar sangue para salvar a vida do próprio filho não significa que eu ache isso certo.

Entender o método de avaliação da faculdade não significa que o ache justo.

Entender porque Paula traiu Carlos não significa que eu avalize a atitude dela.

Seria muito bom se estas pessoas pudessem entender que entender o outro é um grande passo para uma convivência pacífica, pois desta forma você é capaz de dialogar com ele de forma mais humana, sem preconceitos.

Nenhum comentário: