10 Músicas de Elton John que você precisa conhecer

Nesta semana em que Elton John faz 60 anos com certeza haverão alguns especiais nas rádios em comemoração ao evento. E então você, querida leitora, vai ouvir pela enésima vez as manjadíssimas Your Song, Candle in the Wind, Don't Let the Sun Go Down on Me, Can You Feel the Love Tonight e Skyline Pigeon.

Não que estas músicas sejam ruins, não, Deus, não, muito longe disso. Estas são pérolas, históricas, essenciais. Mas há muito mais de Elton John espalhado pelos cds que ele já lançou, e a grande maioria das músicas não vê as cores das caixas de som.

Segue então abaixo uma lista de 10 músicas que você com certeza nunca tinha ouvido falar, mas que deveria procurar conhecer:

1 - It's Me That You Need. Esta música foi gravada na década de 60 mas não entrou em nenhum álbum. Só na década de 90, com o lançamento de uma compilação de raridades do Elton John é que ela foi disponibilizada ao público. O que mais chama a atenção nesta música é a sua clara apologia a Jesus Cristo. Não sei se essa foi a intenção de Bernie Taupin ao escrevê-la, e talvez isto esteja apenas nos meus olhos, mas versos como "se você quer viver, eu sou aquele que perdoa, admita que é de mim que você precisa" soam muito cristãos. Fora isto, esta música é uma das melhores melodias do Elton John.

2 - I've Seen that Movie Too. Escondida no clássico disco Goodbye Yellow Brick Road, esta aqui corre o risco de passar desapercebida no meio de tantos sucessos. A abertura tem um dos melhores riffs de piano da carreira do Elton, e o solo de guitarra chorando perto do final é sensacional.

3 - Latitude. Saída do disco Made in England, Latitude me cativou pelo jeito diferente de falar das distâncias que separam dois amantes: poucos versos são tão interessantes sobre o assunto quanto "latitudes avançam a manhã e trazem a noite; (...); um traço negro e frio sobre o azul do mar, latitudes".

4 - I Never Knew Her Name. Quem nunca teve um amor platônico que atire a primeira pedra, e que tal se apaixonar por uma noiva desconhecida que acaba de entrar na igreja para se casar? Esta é a história contada por esta música dançante, saída do disco Sleeping with the Past.

5 - January. Todo início de ano é a mesma coisa, promessas, promessas, promessas (e as minhas ainda estou cumprindo). E neste quase-rock Bernie Taupin pôs isso claramente, ao dizer que "cada mês significa alguma coisa, mas janeiro é o que importa".

6 - Where to Now, St. Peter?. Não importa o que sua religião prega, nem no que você acredite, mas uma coisa é certa: ninguém sabe como é a morte depois da vida, já que ninguém voltou pra contar. E aqui Elton John divaga sobre o assunto, se colocando na porta do céu, à frente de São Pedro: "e agora, vou pra onde, São Pedro? Se isso aqui é verdade, estou nas suas mãos". Além disso, esta música tem uma das melhores levadas do Elton, e eu adoraria ouvir uma gravação ao vivo.

7 - The Greatest Discovery. Considero esta uma das melhores letras já escritas pelo Bernie Taupin. Nela estão expressas as emoções que uma criança sente ao ganhar um novo irmão, emoções estas que foram embaladas pelo Elton quase que em uma canção de ninar.

8 - Ticking. Épico que faz lembrar Faroeste Cabloco, do Legião Urbana. Não pela sonoridade, mas pela longa história que conta, aqui embalada tão somente pelo magnífico piano, onde Elton John lascou uma de suas melhores performances.

9 - Dark Diamond. O disco Songs from the West Coast, de 2001, foi um marco na história do Elton John por trazer de volta uma sonoridade mais limpa e menos enfirulada. E dentre as faixas do disco, esta canção se destaca fácil. A única dificuldade é dizer que este destaque se dá por causa da gaita de Stevie Wonder, do ritmo grudento, ou se é simplesmente graças à magia das quatro batidas na bateria do Nigel Olsson logo no início.

10 - And the House Fell Down. Esta é uma das mais recentes, saída do disco The Captain & The Kid, e nela Elton John fez um trabalho que muitos achavam que ele não seria mais capaz de fazer, criando um ritmo que lembra as loucuras bem ao estilo Honky Cat.

Todas estas músicas estão num arquivo que você pode copiar clicando aqui. Na tela que aparecer, clique no arquivo "eltonJohn.rar". Na tela seguinte, aguarde aparecer o link "download file" e seja feliz. Gravei em qualidade baixa para não pesar muito e apenas para dar uma prévia das músicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da sua lista de músicas de Elton John. Eu particularmente amo "Bennie and the Jets" e acho o disco "Goodbye Yellow Brick Road" um dos grandes clássicos da história da música pop!

Anônimo disse...

Dark Diamond realmente é excepcional!!!

vou pegar as outras pra conhecer...

abrasss =]

Mário Marinato disse...

Thiago, é impossível ouvir Dark Diamond e não lembrar de você.

Ainda vamos tocar ela juntos, lembre-se disso!