Cabo Midi (ou... A Cereja do Bolo)

Em dezembro de 2003 comprei o meu tão sonhado teclado. Eu e meu primo rodamos um pouco pelas ruas estreitas do centro do Rio de Janeiro e depois de um par de horas pegamos o caminho de casa com um Yamaha PSR-292 no banco traseiro do carro.

Daquele dia para cá, já passei por diversas fases na minha relação com o teclado. De início, tocava todo dia, toda hora: empolgação de criança quando ganha brinquedo novo. Depois de uma leve caída no interesse, entrei numa aula de música. Alguns meses depois, já desmotivado graças ao estilo das aulas e à própria falta de tempo, desisti das aulas. Por fim, tentei me aprofundar em casa, sozinho mesmo.

Mas faltava algo.

Aprender datilografia é fácil até de aprender sozinho: você tem os modelos de exercícios, daí basta bater na máquina, pegar o papel e comparar com o que era pra ter sido feito pra ver se você acertou ou errou. Assim fica fácil ver onde está com problemas e pode então voltar seus esforços para resolver aquele problema específico.

No teclado não tem como você fazer isso: lá está a partitura e você toca. Mas e daí? O teclado não grava o que você tocou, logo, você não sabe se tocou certo ou não; qual a nota que você tem mais dificuldade de identificar. Pra quem tem ouvido bom fica mole, mas pra mim não é assim.

Agora eu acho que o problema está resolvido. Aproveitando que estávamos caminhando novamente pelas mesmas ruas estreitas do velho Rio de Janeiro, entre uma visita à Confeitaria Colombo e uma pechinchada num camelô, finalmente comprei o cabo midi, o bendito cabo que conecta o teclado ao computador de forma que, com o uso de um programa específico, a partitura seja gerada.

O programa eu já tinha, é o Cakewalk Home Studio 2002, que chegou ao meu computador graças ao Kazaa. Depois de instalado, já estou passando boas horas à frente dele estudando os seus tutoriais, com tudo funcionando às mil maravilhas.

Ora pois, acho que agora sim a coisa vai, porque tenho como saber se estou tocando as notas certas ou não. Não sei como é que levei tanto tempo para comprar o tal cabo, pois foi só com ele que o sonho realmente pôde engatar a primeira marcha. Realizar um sonho é troço muito bom, né não, meu povo?

Portanto, meu povo, aguardem. Logo logo teremos novas músicas disponíveis para download.

Nenhum comentário: